Política de Privacidade

O uso do site www.webtexto.pt e do blog comteudo.webtexto.pt pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade, que se rege pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). A equipa da Webtexto reserva-se no direito de alterar este acordo sem aviso prévio, fazendo referência à data da última atualização. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado.

Quando recolhemos informação dos utilizadores?

A Webtexto recolhe informação dos utilizadores quando estes navegam no site www.webtexto.pt e no blog comteudo.webtexto.pt, bem como aos restantes sites do domínio webtexto.pt, ou quando estes partilham informação pessoal (nome, e-mail, setor de atividade e/ou cargo) ao preencherem o formulário de subscrição das nossas newsletters ou o formulário de contacto.

Qual a informação que recolhemos?

A Webtexto recolhe informação anónima e pessoal dos utilizadores. A informação pessoal que recolhemos pode incluir o nome, o e-mail, o setor de atividade, o cargo e/ou outros, que serão disponibilizados de forma consentida pelos utilizadores quando estes subscrevem as nossas newsletters. Todas as informações pessoais de visitantes, assinantes e clientes que usam os nossos sites serão tratados apenas para a finalidade a que se destinam, sendo geridos com total garantia de confidencialidade.

A Webtexto pode também recolher informação não-pessoal sobre o equipamento usado pelo utilizador para aceder ao site www.webtexto.pt e aos restantes sites do domínio webtexto.pt, como IP address, geolocalização, identificador único de equipamento, tipo de browser, língua do browser ou outra informação desta natureza. Usamos esta informação de uma forma agregada para analisar os acessos ao site www.webtexto.pt e aos restantes sites do domínio webtexto.pt. Nunca divulgamos dados sobre a utilização do site por um endereço IP individual.

Como recolhemos a informação?

A Webtexto recolhe dados de índole pessoal através do formulário publicado no site - o formulário de subscrição das nossas newsletters e o formulário de contacto - e os dados não-pessoais através da plataforma Google Analytics.

Para que serve a informação que recolhemos?

Todas as informações pessoais recolhidas sobre os utilizadores são usadas exclusivamente para a finalidade a que se propõem cada um dos formulários, ou seja, efeitos de contacto por um dos representantes da Webtexto ou de atividade de comunicação/marketing, através das nossas newsletters. Já a recolha de dados não-pessoais destina-se apenas à avaliação do desempenho dos sites e ajudar a tornar a sua visita mais produtiva e agradável.

Para todas as outras situações pontuais, que possam surgir relacionadas com a recolha de dados, a Webtexto solicitará o respetivo consentimento referindo os fins para os quais se destinam, bem como todos os direito de acesso à informação por parte do utilizador.

Nos termos da legislação de proteção de dados vigente na União Europeia (RGPD) a utilização de informação pessoal deve ser justificada, pelo menos, por um fundamento jurídico para o seu tratamento:

  • Quando tenha dado consentimento ao tratamento de dados (pode retirar o consentimento dado a qualquer momento);
  • Quando o tratamento da informação pessoal seja necessário para a celebração de um contrato ou proceder à sua execução;
  • Quando o tratamento é necessário para cumprir as obrigações legais a que a Webtexto se encontra sujeito.
Durante quanto tempo conservamos a informação?

A informação pessoal é conservada durante o período que for necessário para o cumprimento da finalidade para a qual estes foram recolhidos. Atingido o período máximo de retenção legal da informação, esta será destruída de forma segura.

Como mantemos a informação segura?

A Webtexto assegura as medidas de segurança necessárias para ajudar a proteger e manter a segurança e integridade da informação pessoal dos utilizadores. Apesar da transmissão dos dados através dos sites não poderem garantir a total segurança contra intrusos, garantimos efetuar todos os esforços para que a informação pessoal esteja em segurança em conformidade com os requisitos de proteção de dados aplicáveis. Entre outras, são aplicadas as seguintes medidas de segurança:

  • Proteção do sistema de tecnologia e informação através de firewalls atualizadas, para impedir o acesso não autorizados;
  • Acompanhamento contínuo de quem acede ao sistema de tecnologia e informação para prevenir, detetar e impedir o uso abusivo e indevido da informação pessoal.
Como pode alterar ou retirar o seu consentimento?

Os utilizadores podem, a qualquer momento, proceder à alteração ou retirada do seu consentimento para tratamento de informação pessoal, com efeitos para o futuro. Referir, porém, que após retirada total das suas declarações de consentimento deixará de ser contactado e de receber quaisquer comunicações para as finalidades descritas anteriormente.

Para proceder à retirada do consentimento dado à Webtexto basta contactar-nos por e-mail (clientes@webtexto.pt) ou através do número de telefone: 217 786 468. No caso da subscrição online das newsletters, caso o utilizador não queira receber mais as newsletters, basta seguir as instruções para “deixar de subscrever” e que se encontram no final de cada e-mail.

Nota: A nossa política de envio de e-mails não nos permite partilhar, vender, trocar ou autorizar que outras entidades possam usar o endereço de e-mail dos utilizadores para fins comerciais sem que o utilizador dê permissão.

Como pode aceder à sua informação pessoal?

Caso tenha alguma questão relacionada com a nossa utilização da sua informação pessoal, deverá entrar em contacto connosco através do e-mail: clientes@webtexto.pt

O utilizador terá o direito de nos solicitar que:

  • lhe facultemos uma cópia de todas as informações pessoas que nos forneceu;
  • atualizemos as suas informações pessoais que conservamos na nossa base de dados;
  • que apaguemos a informação pessoal cuja utilização deixou de ser legítima pela alteração do consentimento;
  • efetuemos, a seu pedido, a passagem da informação pessoal que nos facultou a outro responsável pelo tratamento.

Após proceder à execução de algum destes direitos iremos efetuar a respetiva análise e responderemos com a máxima brevidade possível.

No caso de estar insatisfeito com a nossa utilização e tratamento da informação de índole pessoal ou com a nossa resposta após o exercício de algum destes direito, tem a legitimidade de apresentar reclamação junto da autoridade de controlo.

Autoridade de controlo: Comissão Nacional de Proteção de Dados - CNPD | 213928400 | E-mail: geral@cnpd.pt

Links para sites terceiros

A Webtexto possui ligações para outros sites que, do nosso ponto de vista, podem conter informações ou ferramentas úteis para os nossos utilizadores. A nossa política de privacidade não é aplicada a sites de terceiros, pelo que, caso o utilizador visite outro site a partir do nosso deverá ler a politica de privacidade do mesmo. Não nos responsabilizamos pela política de privacidade ou conteúdo presente nesses mesmos sites.